sexta-feira, 3 de abril de 2009

Descaso com o lixo em SG


Depois de presenciarmos duas greves de funcionários de coleta de lixo no município e o total caos com todo tipo de lixo amontoado em várias partes de SG por vários (váaaarios) dias. O problema com a coleta de lixo ainda continua, mesmo que em casos talvez, ou não, isolados em alguns bairros.

Abaixo podemos conferir algumas fotos de montanhas de lixo espalhadas por ruas aparentemente isoladas no bairro Jardim Catarina, a beira da linha do trem, mas que há passagem sim de pedestres. Justamente onde precisa se cruzar a linha do trem para alcançar a rodovia RJ-104, uma das vias de principal ligação de nosso município.

Essas montanhas de lixo são criadas por pessoas que vem de ruas, do próprio Jardim Catarina, ou mesmo do bairro vizinho Santa Luzia, onde não está acontecendo a coleta de lixo com regularidade, que seria três vezes na semana. Eu mesmo já presenciei, por muitas vezes, carros particulares se deslocarem até o local e arremessarem bolsas de lixo, pessoas de bicicleta e até carros aparentemente de pessoas que fazem a coleta nesses lugares e trazem tudo para despejar ali. Penso que é isso que acontece da mesma forma nos outros bairros de SG, onde esbarramos frequentemente em montanhas de lixo.

Confira as fotos:

Montanha de lixo localizada na beira da linha do trem nas proximidades da praça do Jardim Catarina (Novo) na Rua José Rosendo Souza.


Montanha de lixo localizada na beira da linha do trem nas proximidades da praça do Jardim Catarina (Novo) na Rua José Rosendo Souza. (Reparem no caminho de pedestres.)



Montanha de lixo mais a frente da praça.



Reparem que está também em cima da calçada.


Intero aqui que regularmente a Prefeitura faz a coleta dessas montanhas de lixo. Mas não na frequencia necessária. Praticamente todo o dia se vê os moradores do outro lado da rua queimarem o lixo que jogam ali, já que eles são submetidos a todo o tipo de prejuízo que lixo mal despejado pode trazer. Como: moscas, mosquitos, baratas e todo o tipo de inseto. Quem não lembra das festas de final de ano de SG sem coleta de lixo e na presença de muitas moscas? O correto seria regularizar a coleta de lixo nas ruas faltantes. Não posso deixar de comentar, também, que a cooperação dos moradores em ensacar o lixo e aguardar a coleta do mesmo ajuda, e muito.

O estranho é que a empresa licitada, que tem um contrato com cláusulas a serem cumpridas, a Serviflu, ainda continua prestando um mau serviço para o município. E, o mais estranho: por que esta empresa não é dispensada e não é contratada outra que cumpra corretamente com a coleta do lixo?

Ainda continuarei a falar do lixo e também de outras coisas como buracos e má conservação de lugares públicos em futuras postagens.

DiálogoSG

Nenhum comentário: