sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lixo pela cidade de São Gonçalo

Já relatei em postagens anteriores o problema de mini-lixões em certos pontos do bairro Jardim Catarina, mais precisamente próximo a linha do trem, tanto na entrada do bairro, próximo a Alcântara, quanto do lado de uma praça, próximo a Santa Luzia.

Mas este problema não é privilégio do citado bairro. Ocorre em toda cidade.

Facilmente vemos mini-montanhas de lixo por toda cidade, em vários bairros. Já presenciei em Alcântara, no Centro, em Neves e em Amendoeira. Só que este de Amendoeira foi solucionado já há algum tempo com a disposição de caçambas de lixo com a devida coleta regular.

Entrei em contato em Agosto e Setembro com a Prefeitura. Primeiramente com a Ouvidoria e posteriormente direto com a Secretaria responsável. Nada foi feito até hoje e a solução proposta a eles de disponibilizar caçambas para a localidade foi tratada com ironia pela atendente, dizendo que a Prefeitura não libera caçambas. Por que em Amendoeira foi solucionado e em outros lugares não? Será porque fica próximo ao Monte das Oliveiras onde a comunidade evangélica costuma frequentar para fazer suas orações?

A Prefeitura faz entender que o problema dos lixões pela cidade é por culpa da própria população, ou seja, culpa nossa, gonçalenses. Mas ela, a Prefeitura, está extremamente enganada.

Quem for morador de SG e estiver lendo este texto poderá confirmar que a coleta de lixo, que ocorre corretamente três vezes por semana, não coleta todo tipo de lixo.

Se o lixo não estiver devidamente ensacado e não for leve...a coleta não recolhe o lixo. 

Então o que a população faz com o restante do lixo? Qual o procedimento adotado pela Prefeitura para a coleta do mesmo? O que se faz então com os galhos de árvores, materiais de maior porte que eles não levam...? Não precisa nem ser tão grande assim pra eles não levarem.

É fato que há algumas pessoas inconscientes que aproveitam do lixão montado ali na localidade e depositam seus sacos de lixo quando por acaso esquecem de por o lixo pra fora e não se sabe o porque não querem esperar menos de dois dias para a próxima coleta. Mas não são essas poucas pessoas que formam os lixões. Os lixões são formados justamente por todo esse tipo de lixo que a coleta de lixo não recolhe.

Ao invés da Prefeitura continuar jogando a culpa em cima da população. Ela deveria tomar providências em relação a isso.

A empresa licitada para a coleta de lixo no município, a Marquise, se só quer levar lixo de sacolas pequenas durante a coleta dos três dias semanais, teria que disponibilizar um serviço de coleta desses outros tipos de lixo. Poderia ser feito locais nos bairros para depósito desse lixo, de forma adequada, onde semanalmente a Marquise fosse o recolher.

Já reparei inclusive que não há um tratamento adequado da coleta do lixo em áreas com características comerciais, onde a produção de lixo é grande e necessita de coleta diária. Vemos muitos caixotes e outros tipos de coisas utilizadas pelo comércio, camelôs e etc, jogados pela rua.

A Prefeitura tem que tomar providências urgente em relação a este problema, porque estão se formando verdadeiros lixões pela cidade, com queimação diária do lixo, muita fumaça, poluição do ar, urubus e contaminação do solo e proliferação de doenças. O Dengue já está novamente com força total neste Verão. É preciso cuidar disto com urgência.

DiálogoSG

Nenhum comentário: