domingo, 21 de novembro de 2010

Linha 3 do Metrô - Por que não sai?

SG e Niterói vem enfrentando um caos, tanto na travessia da Ponte, que já está saturada e engarrafada, como principalmente em sua própria região em suas vias principais.

Áreas como a região da Alameda São Boa Ventura ao Centro de Niterói, eixo Alcântara-Centro-Neves em SG, estão extremamente engarrafados, lotados de ônibus e carros que fogem do transporte público ineficiente. Situação que acaba refletindo em TODOS os bairros das duas cidades. E portanto, nas outras cidades do Estado também deste lado da Baía, quando do acesso para este lado em direção à Niterói, Rio.

Por que a Linha 3 não sai?

Por que a falta de vontade política?

O Governo insiste em dizer que a Linha 3 atenderia somente até 350 mil passageiros. O que é um extremo engano. Muito mais que isso, numa cidade como SG com cerca de 1 milhão de habitantes e ainda com trecho da Linha 3 seguindo por parte de Niterói, numa área extremamente movimentada, que é área do Centro.

Localidade que recebe constantemente usuários, não só das duas cidades, como também de Itaboraí e Maricá.

A intenção da Linha 3 não é construi-la para ser um transporte de luxo, facilitador, só para alguns.

A intenção é desafogar as ruas de SG e de Niterói dos vários ônibus e carros de pessoas que fogem do transporte público ineficiente e demorado.

Por tanto, construindo a Linha 3, que vai percorrer o eixo principal de SG, de Guaxindiba/Alcântara, passando pelo Centro até Neves, indo em direção a Niterói. Tendo seu trajeto justamente no eixo onde já passa as linhas de ônibus do município; Seguindo pelo Barreto, próximo à Alameda e às subidas da Ponte, indo em direção ao Centro de Niterói. Pegaria todo o fluxo de usuários dos vários ônibus intermunicipais para Niterói e Rio, que saem de SG, como também o fluxo de usuários que utilizam dos ônibus municipais de SG que se utilizam muito do eixo Alcântara-Centro-Neves-BR-101-Barreto -Centro de Niterói e do eixo Alcântara-RJ-104-Alameda-Centro de Niterói. Como também pegaria todo o fluxo de usuários que se movimentam constantemente no trecho Alameda/Barreto/Centro de Niterói.

A forma de tirar esses ônibus, intermunicipais (pra Niterói, maioria, e Rio) e municipais (todos de SG e alguns da área central de Niterói), seria fazer, em SG, a integração dos ônibus municipais e intermunicipais com as Estações do Metrô da Linha 3.

Vendo isso, vemos que a quantidade usuários ultrapassa, e muito, 350 mil. Chegaria fácil próximo de 1 milhão de usuários. Isso por quê?

Os ônibus, municipais e intermunicipais de SG, dos distritos de Monjolos e Ipiíba, na região de Alcântara, passam todos por Alcântara. Podendo haver integração com a Linha 3 nesse trecho,  onde os ônibus saem dos bairros e entram nas vias principais, nas Estações Guaxindiba, Jardim Catarina e Alcântara. Então esses ônibus não precisariam entrar na via principal Alcântara-Centro-Neves, nem os que seguem pela RJ-104 e nem ter que passar pela Alameda em Niterói e nem inflar as ruas do Centro de Niterói com tantos ônibus intermunicipais vindos de SG.

O mesmo com o trajeto da Linha 3 no eixo principal da cidade, de Alcântara-Centro-Neves. Onde já atenderia muitas pessoas desses bairros (Guaxindiba à Neves), que moram próximo ao trajeto do Metrô, que teriam acesso a pé para os moradores mais próximos. Mas também com a integração de todos os ônibus, municipais e intermunicipais, destes bairros, que vão todos em direção à via principal, que é onde irá passar o Metrô.

Evitando assim que esses ônibus inflem a via principal de SG, que corta vários bairros de Alcântara, passando pelo Centro até Neves, como também as ruas do Centro e de Alcântara, que são os centros comercias e de serviços da cidade, e que já estão bem engarrafados. E nenhum ônibus intermunicipal de SG precisaria passar pelas ruas do Centro de Niterói.

Inclusive nos bairros próximos a RJ-104, na região de Colubandê e Maria Paula, que estão um pouco mais distantes do trajeto do metrô, poderiam ter seus ônibus integrados com a estação mais próxima, através da via principal do Colubandê e do Morro do Castro.

Isso desafogaria o Centro de Niterói, como também a Alameda, a Av. do Contorno(BR-101). E por desafogar o Centro de Niterói, estaria desafogando todos os bairros de Niterói (Zona Sul, Norte e Região Oceânica). Diminuindo drasticamente o tempo de trajeto em direção ao Centro e Rio, por não haver mais engarrafamento bloqueando o trajeto das ruas.

Com a integração de todos os ônibus de SG, já causaria o desafogamento de toda a região.

Para desafogar a Ponte e o acesso ao Rio, portanto, uma visão que eu tenho é que: recebendo todos os usuários através da Linha 3, e não mais por ônibus engarrafando as ruas, na Estação Modal da Linha 3 que irá ser construída juntamente com uma nova estação de Barcas. Basta aumentar o número de embarcações (embarcações maiores se possível) e colocar a saída de mais de um catamarã a cada 10 minutos.

E ainda completar a travessia da Baía de Guanabara, com uma idéia que acho extremamente viável. Uma via expressa, em uma faixa reservada, nos dois sentidos da Ponte, com ônibus articulados, ou talvez um VLT se possível (carregando grande número de passageiros por vez), do Barreto em Niterói até a Estação Estácio/Cidade Nova de Metrô. Fazendo um trajeto de ida e volta, nos dois sentidos da Ponte, sem precisar sair da via expressa e fazer retorno.

Os usuários, chegando no Rio, poderiam utilizar a Linha 1 e 2 para ir pro Centro, Zona Sul e Norte. Desafogando inclusive as ruas do Centro do Rio e acessos da Av. Brasil e Linha Vermelha, dos vários ônibus que partem de SG e Niterói pela Ponte para o Centro do Rio. Deixando só o necessário.

Isso ajudaria a desafogar a Ponte e as ruas do Centro do Rio, já que diminuiria drasticamente a quantidade de ônibus passando pelas vias e também dos muitos carros de pessoas que hoje fogem do transporte público demorado, que passariam a utilizar o novo transporte eficiente, confortável e acessível.

Por isso tudo, é mais do que na hora de toda a população da região acompanhar de perto esse projeto e trabalhar junto ao Governo para que a Linha 3 seja implantada os mais breve possível. E não mais aconteça esse desenrolar de anos sem nada acontecer.

Faça sua parte

Reclame na Secretaria de Transportes do Governo do Estado: http://www.sectran.rj.gov.br/reclamacoes_sugestoes.asp

Reclame no Governo Federal, através do Ministério das Cidades: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/transporte-e-mobilidade/contact-info

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DiálogoSG

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